Sir Tom Moore morreu esta terça-feira, dia 2 de fevereiro. O veterano da II Guerra Mundial tinha dado entrada no hospital de Bedford por necessitar de auxílio respiratório. De acordo com a filha do capitão, Hannah Ingram-Moore, Sir Tom Moore tinha pneumonia e havia recebido um diagnóstico positivo para Covid-19 na semana anterior.
O capitão ficou conhecido quando no último ano prometeu dar cem voltas ao jardim de sua casa antes de completar o seu centésimo aniversário, a 30 de abril, com o objetivo de angariar algum dinheiro para o serviço nacional de saúde britânico (NHS), um gesto que fez com que a população contribuísse em massa. No final, foi doado um total de 37 milhões de libras.
O gesto foi reconhecido pela rainha Isabel II, que recebeu o capitão e a sua família no passado mês de julho, numa cerimónia em Windsor, onde Moore foi ordenado cavaleiro. Através de uma publicação nas redes sociais da Casa Real, a monarca lamentou a morte do capitão.
“A rainha enviou uma mensagem privada de condolências à família do Capitão Sir Tom Moore. Sua Majestade gostou muito de conhecer o Capitão Sir Tom e a sua família em Windsor no ano passado. Os seus pensamentos e da Família Real estão com eles”, pode ler-se, num pequeno texto que acompanha uma fotografia desse encontro.