O capitão britânico Tom Moore, que angariou milhões de libras para o serviço nacional de saúde britânico (NHS) no início da pandemia, morreu esta terça-feira, dia 2 de fevereiro, vítima de complicações respiratórias.
A notícia foi dada através da conta do capitão no Twitter. A filha de Moore tinha já informado no passado domingo, dia 31 de janeiro, que o pai tinha dado entrada no hospital de Bedford, para receber auxílio respiratório. Sir Tom Moore tinha pneumonia e, na semana anterior, recebeu um diagnóstico positivo para Covid-19.
O veterano da II Guerra Mundial tinha 100 anos e chamou a atenção da população quando, nos primeiros tempos da pandemia, se comprometeu a dar cem voltas ao jardim de sua casa até ao dia do seu centésimo aniversário, celebrado a 30 de abril. O objetivo era, ao cumprir as cem voltas, doar mil libras para o NHS, mas o gesto do veterano tocou a população britânica, que contribuiu em massa e, na data do seu aniversário, tinha conseguido angariar um total de cerca de 37 milhões de euros.
O capitão foi ordenado cavaleiro no passado mês de julho pela rainha Isabel II.