Quando a princesa Diana morreu, em agosto de 1997, William e Harry herdaram a maioria das joias da mãe. Peças cujo valor sentimental se sobrepõe ao valor monetário e que são hoje orgulhosamente exibidas pelas respetivas mulheres, Kate Middleton e Meghan Markle, incluindo os anéis de noivado de cada uma. Recorde-se que quando William pediu Kate em casamento, em 2010, lhe ofereceu um anel em ouro branco de 18 quilates, com uma safira azul oval de 12 quilates e 14 diamantes, que tinha sido herdado por Harry mas que este cedeu ao irmão para a ocasião especial. Já quando chegou a vez de anunciar oficialmente o noivado com Meghan, em novembro de 2017, o filho mais novo da princesa ofereceu à noiva uma peça feita pela Cleave and Company – os joalheiros responsáveis pelas joias da rainha de Inglaterra –, em que foram reutilizados dois diamantes da coleção pessoal da mãe para compor a peça em ouro, cuja pedra central veio do Botswana, onde o casal tinha estado de férias antes do noivado.
Outro anel que a duquesa de Sussex também exibiu com orgulho foi o que Harry lhe ofereceu como presente de casamento: uma joia com uma água-marinha rodeada de diamantes que deu nas vistas na festa noturna do seu casamento, em maio de 2018. Há outras três peças que pertencem atualmente a Meghan: um par de brincos em forma de borboleta, que Diana tinha usado em 1986, durante uma visita oficial ao Canadá com o príncipe Carlos, uma pulseira em ouro, com a qual Lady Di foi vista várias vezes, e um relógio Cartier.
Durante uma visita oficial à Austrália, em 1996, Diana usou uns brincos com pérola e diamantes que Kate herdou e fizeram brilhar o seu visual na cerimónia de entrega dos prémios BAFTA, no Royal Albert Hall, em Londres, em fevereiro de 2019. Outros brincos com pérolas em forma de gota e com diamantes que Kate herdou foram os que o príncipe Carlos ofereceu a Diana no dia do seu casamento, a 29 de julho de 1981. Também foi Kate quem usou uma das joias preferidas de Diana e uma das mais emblemáticas da coroa britânica, que estava guardada nos cofres reais desde a morte da princesa: a tiara Cambridge Lover’s Knot, composta por vários diamantes e 19 pérolas.