Felipe VI e Letizia Já chegaram a Andorra, onde ficarão até amanhã, sexta-feira, para uma visita oficial de dois dias. Esta é a primeira viagem conjunta dos reis de Espanha ao estrangeiro desde que começou a pandemia e é também a primeira vez que visitam o país de forma oficial.
Em conjunto com a ministra dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Arancha González Laya, os monarcas fizeram a primeira paragem na Casa de la Vall, localizada na capital, Andorra la Vella, antiga sede do Parlamento do país, situada no centro histórico, onde foram recebidos pelo bispo de Urgel e copríncipe de Andorra, Joan Enric Vives, e por Patrick Strzoda, representante do presidente de França, dada a ausência de Emmanuel Macron, que é também Chefe de Estado do país. Posteriormente, os monarcas dirigiram-se até à Comú de Andorra, organismo que equivale à Câmara Municipal.
Ainda esta terça-feira, a rainha terá uma reunião com a ministra da Educação do país, Ester Vilarrubla, onde será abordado o tema da inclusão de alunos portadores de deficiência “nos três modelos educativos em Andorra”.
De recordar que o rei de Espanha voltará ao país já no próximo mês, para marcar presença na XXVIII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que se celebrará em Andorra a 21 de abril.