Os reis de Espanha retomaram a sua agenda internacional esta quinta-feira, dia 25, com uma visita de dois dias a Andorra. Na noite deste primeiro dia, Felipe VI e Letizia estiveram presentes no jantar oficial oferecido pelos copríncipes do país, o bispo de Urgel, Joan Enric Vives, e pelo representante do Presidente de França, Patrick Strzoda.
Neste jantar, que decorreu no Andorra Park Hotel, as medidas de segurança impostas pelas autoridades de saúde não foram esquecidas, tendo sido garantido o distanciamento social. Além disso, a entrada dos convidados foi feita por ordem de chamada, depois de ser anunciado o nome e respetivo cargo. As saudações foram feitas com a mão colocada sobre o peito, um sinal de respeito que evita o contacto.
O bispo Joan Enric começou o seu discurso agradecendo a visita dos reis, nesta que foi a primeira vez que monarcas espanhóis visitaram oficialmente o Principado. De seguida, reforçou o compromisso de Andorra com questões de sustentabilidade, meio ambiente e alterações climáticas, que estão na Agenda 2030 das Nações Unidas. Por fim, sublinhou o vínculo de “boa amizade e lealdade” com Espanha. “Somos vizinhos, mas sobretudo somos amigos de Espanha e de França”, destacou.
Já o rei Felipe VI agradeceu o convite e salientou o papel importante que Andorra teve no passado ao acolher muitos espanhóis. “Andorra foi terra que acolhimento para espanhóis. E refiro-me particularmente a episódios trágicos, como a nossa Guerra Civil”, recordou, falando depois do importante papel do país na organização da próxima Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que se realiza no próximo mês de abril.
A visita oficial dos reis a Andorra termina esta sexta-feira.