Iñaki Urdangarin está cada vez mais próximo que alcançar o objetivo de terminar de cumprir a pena na Suíça, junto da família. O marido da infanta Cristina recebeu recentemente uma boa notícia: por decisão judicial, deixa de ter obrigatoriedade de passar as noites no centro de reinserção da prisão de Zaballa. Na prática, o ex-duque de Palma conseguiu o regime de ‘semiliberdade’.
O bom comportamento do cunhado do rei de Espanha, assim como o cumprimento de um programa para condenados por delitos económicos, foram os argumentos utilizados pelas Instituições Penitenciárias para que Urdangarin possa passar todas as noites em casa da mãe, em Vitoria, localidade onde fica o estabelecimento prisional de Zaballa, de acordo com informações avançadas pelo jornal “El Correo”.
Além de poder passar as noites fora da prisão, e sem pulseira eletrónica, o juiz de Vigilância Penitenciária autorizou Iñaki a sair de Espanha, algo que já fez este mês, quando visitou a família na Suíça, por ocasião do aniversário da infanta Cristina.
De recordar que o ex-duque de Palma foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por crimes de peculato, prevaricação, fraude contra a Administração, dois crimes fiscais e tráfico de influências, no âmbito do caso Nóos.