
O nome da rainha Isabel II está envolvido numa polémica e tudo devido ao tema das alterações climáticas. A imprensa britânica avançou esta quinta-feira, dia 29, que a monarca poderá estar a usufruir de ‘regalias’ devido ao seu estatuto, ao ter supostamente conseguido, através dos seus advogados, isenção de uma nova lei criada na Escócia para diminuir o impacto ambiental.
O projeto de lei foi debatido em fevereiro no Parlamento escocês e prevê a construção de gasodutos para aquecer casas e empresas usando energias renováveis, o que contribuiria para a redução de emissões e de pobreza energia e simultaneamente criaria ‘empregos verdes’, apoiando a preservação do meio ambiente. Para isso, era necessário que alguns proprietários vendessem a empresas e entidades públicas uma parte dos terrenos necessários para criar estas infraestruturas.
Essa lei implicava diretamente nos interesses da rainha, que é uma das maiores proprietárias de terras na Escócia, pelo que seria ‘afetada’ por esta lei. De acordo com a imprensa britânica, a monarca terá tido conhecimento da lei antes que ela fosse aprovada, através de um direito parlamentar existente há vários séculos, chamado “consentimento da rainha”, e que permite ao monarca um acesso antecipado à legislação.
Assim, e de acordo com o jornal britânico Daily Mail, os advogados de Isabel II terão conseguido intervir no processo, tendo expressado preocupação, dado que esta lei afetava diretamente os interesses da monarca. Posteriormente, a mesma terá sido aprovada, tendo sido também registada uma emenda que permite manter fora desta lei terrenos que são propriedade privada da rainha, evitando assim que esta se veja obrigada a vendê-los a empresas ou entidades públicas, para que sejam construídos os tais gasodutos. É este, por exemplo, o caso da sua propriedade em Balmoral, onde se encontra atualmente de férias.
Depois de a história ter sido tornada pública, muitas foram as vozes críticas, especialmente porque a família real é conhecida pelo seu apoio público à preservação do ambiente. Tanto os príncipes William e Harry como o príncipe herdeiro, Carlos, já manifestaram publicamente, em diversas ocasiões, a sua preocupação com o meio ambiente.