Depois de ter estado ausente no ano passado, o rei Harald da Noruega participou esta segunda-feira, dia 11, na abertura do Storting, o Parlamento norueguês, um ato de grande importância para a Coroa. O monarca esteve acompanhado pela rainha Sonia e pelo filho, o príncipe herdeiro Haakon.
No ano passado, o soberano esteve ausente deste momento, uma vez que se encontrava de baixa por doença, a recuperar após ter sido internado no Rikshospitalet com uma “respiração agitada”, segundo referia, naquela altura, a Casa Real. Assim, em 2020 – e pela primeira vez em trinta anos – foi o príncipe herdeiro, no papel de regente, quem presidiu à abertura do Parlamento.
É tradição que na Noruega, a cada mês de outubro, o rei abra oficialmente o ano parlamentar, algo que também acontece noutras monarquias europeias. Foi em 1990 que Harald presidiu pela primeira vez a este ato solene, naquela altura ainda como príncipe herdeiro, dado que o seu pai, o rei Olav, se encontrava de baixa por doença. O monarca viria a morrer a 17 de janeiro de 1991, pelo que Harald voltou novamente a presidir à abertura do Storting no ano seguinte, mas desta vez já na qualidade de rei.