Há dois anos que o Palácio Real de Madrid não recebia um jantar de gala. Desde que começou a pandemia, as visitas de Estado passaram a ser menos frequentes e, apesar de os reis de Espanha já terem recebido neste local o Presidente da Coreia do Sul no passado mês de junho, o jantar que ofereceram foi mais simples, sem o tradicional protocolo.
Agora, numa altura em que há menos restrições devido à pandemia, o Palácio Real voltou esta terça-feira, dia 16, a acolher um jantar de gala, oferecido por Felipe VI e Letizia ao Presidente de Itália, Sergio Mattarella, que se encontra no país em visita de Estado, acompanhado pela filha, Laura Mattarella.
Assim, foi possível voltar a ver os convidados com os seus melhores visuais: vestidos compridos para as senhoras e fato e condecorações para os homens. Pela primeira vez em dois anos foi possível voltar a ver Letizia de vestido comprido e tiara. A rainha de Espanha optou por usar a tiara russa, uma peça de platina, pérolas e diamantes, que pertenceu à rainha María Cristina. Esta é apenas a segunda vez que a mulher de Felipe VI opta por esta tiara. A primeira vez que a usou foi em novembro de 2018, num jantar de gala em honra do Presidente da China, Xi Jinping.
Durante o jantar, o rei Felipe VI dirigiu aos seus convidados palavras de boas-vindas em italiano, num discurso onde salientou os pontos que existem em comum entre os dois países. No final – e retomando as tradições que ficaram suspensas devido à pandemia – o rei levantou o copo para brindar à boa relação entre os países.
Veja as fotografias deste jantar de gala na galeria.