Apesar da preocupação com o estado de saúde da princesa Charlene, o príncipe Alberto do Mónaco e os dois filhos mais novos continuam com a agenda oficial. Cinco dias depois das celebrações da Festa Nacional, que comemoraram com outros elementos da família Grimaldi, o soberano reapareceu em público acompanhado pelos gémeos Jacques e Gabriella para, em conjunto, cumprirem um ato repleto de simbolismo.
Juntos, pai e filhos plantaram uma árvore, um jacarandá sul-africano, com o qual prestam homenagem ao país de origem de Charlene, no qual esteve em recuperação nos últimos seis meses. Este ato decorreu no âmbito da celebração do centenário da organização Soroptimist International, uma instituição mundial de voluntariado para mulheres que trabalham pela paz e com o objetivo de melhorarem a vida de outras mulheres e meninas em todo o mundo.
Além dos dois irmãos, de seis anos, estiveram também presentes os seus colegas de turma, assim como algumas crianças da Escola Saint Charles, que se mostraram entusiasmadas por poderem participar neste evento, que decorreu nos jardins do Casino do Mónaco.