Os reis de Espanha viajaram ao início da tarde desta terça-feira, dia 23, para a Suécia, para uma visita de Estado de três dias ao país escandinavo. Após chegarem a Estocolmo, perto das 17h (hora local), Felipe VI e Letizia inauguraram a sua agenda oficial com uma receção à comunidade espanhola na capital sueca, que decorreu na embaixada de Espanha.
Estima-se que na Suécia vivam cerca de 12.800 espanhóis. Neste encontro marcaram presença 200 convidados, que representam diferentes grupos e setores da comunidade.
Os reis chegaram à embaixada espanhola na Suécia acompanhados pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, pela Ministra da Ciência e Inovação, Diana Morant, e pela secretária de Estado do Comércio, Xiana Margarida Méndez. Ali, Felipe VI dirigiu algumas palavras a toda a comunidade que compareceu ao evento, manifestando o seu apoio. “Vocês representam, fora das nossas fronteiras, muito do que há de melhor no nosso país”, afirmou, acrescentando que qualquer que seja a profissão que desempenham, reflete “não apenas o trabalho árduo e tenacidade, mas também uma excelente formação”. Por fim, o monarca quis ainda enviar uma palavra de apoio às pessoas que iniciaram este novo caminho com as suas famílias, conscientes da dificuldade de adaptação a “uma nova vida, num novo ambiente”.
De recordar que os monarcas espanhóis se encontram na Suécia a convite do rei Carlos Gustavo, uma visita com a qual pretendem reforçar as relações entre os dois países.