Esta quarta-feira, da 24, os reis de Espanha estiveram num jantar de gala que aconteceu no Palácio Real de Estocolmo e que contou com cerca de 90 convidados. Um evento que teve os reis da Suécia como anfitriões e que surge na sequência da visita oficial de Felipe VI e Letizia a esse país. Para a ocasião, foram escolhidos visuais e joias especiais, como foi o caso da tiara da rainha espanhola.
Letizia usou um vestido em tule azul marinho da H&M Conscious, ao qual juntou peças de joalharia real. O destaque foi mesmo para a tiara, o diadema de Lis. É que esta peça representa a dinastia Bourbon e tinha sido usada pela última vez durante a visita de estado feita ao Japão em 2019. A primeira vez que a rainha a usou foi em 2017, na receção do presidente da Argentina em Espanha. Anteriormente, a tiara pertence à rainha Sofia, que a usou pela primeira vez em 1983 durante a vista dos reis da Suécia a Espanha.
A tiara de Lis foi criada em 1906 pela empresa espanhola Ansorena. É uma peça em platina e diamante, que criam motivos de plantas. A flor de lis central representa a disnastia Bourbon e, por isso, é uma peça que marca força desta família e a homenageia.
Este jantar foi relevante pois marcou também a primeira noite de gala em que Letizia surge sem máscara de proteção individual desde que a pandemia teve início. A peça foi usada, mas retirada para as fotografias e quando se sentou à mesa para a refeição. Recorde-se que na Suécia o uso de máscara não é obrigatório.