O príncipe herdeiro do Japão, Fumihito, falou pela primeira vez sobre o polémico casamento da sua filha mais velha, Mako, que aconteceu no passado dia 26 de outubro. Ao casar-se com Kei Komuro, a ex-princesa perdeu o seu título e deixou de ter deveres reais – algo que acontece com as princesas da Casa Imperial quando se casam com plebeus -, mas no caso de Mako, a filha dos príncipes herdeiros nem teve direito a um casamento tradicional. Numa entrevista recente, citada pela revista espanhola Hola!, o seu pai explicou o motivo.
O herdeiro ao trono do Crisântemo afirmou que Mako não teve nenhum ritual tradicional sintoísta devido ao escândalo financeiro em que a mãe do noivo estava envolvida e que gerou muitos comentários negativos na opinião pública. A polémica prende-se com uma disputa que a mãe de Kei Komuro mantinha com o seu ex-marido. Ela assegura que ele lhe ofereceu uma quantia para pagar a educação do seu filho, enquanto ele afirma que esse montante foi um empréstimo, que nunca foi pago.
Depois do casamento, Mako e Komuro deram uma conferência de imprensa na qual a ex-princesa não respondeu a perguntas. “Até ao último minuto, a Mako queria que a conferência fosse bidirecional, mas foi difícil por causa do seu complexo transtorno de stress pós-traumático”, explicou o príncipe, que referiu ainda que teria sido melhor que o seu genro tivesse “tido a oportunidade de falar” e responder às perguntas que os jornalistas queriam colocar sobre os alegados problemas financeiros da sua família.
Sobre a mudança do casal para Nova Iorque, onde Komuro trabalha num escritório de advogados, o pai da ex-princesa assegura que isso foi “o melhor para eles”, deixando ainda uma nota sobre a comunicação social. “Há muitas coisas que se leem nos tabloides que são inventadas, ainda que também haja algumas opiniões que devemos ouvir”, assegurou, sobre a cobertura mediática feita sobre o assunto e o stress pós-traumático de que Mako padece, devido a toda a polémica que envolveu o seu noivado.
“As calúnias são palavras que ferem profundamente as pessoas e que não devem tolerar-se, independentemente do local onde estejam: na Internet ou nas revistas”, assegurou ainda, na mesma entrevista.
Recorde-se que Mako e Kei Komuro estiveram noivos durante quatro anos, tendo o casamento sido adiado em mais do que uma ocasião.