Anualmente, Isabel II oferece um almoço ‘pré-Natal’ no Palácio de Buckingham, um evento no qual reúne a família alargada e que se celebra poucos dias antes do Natal. Depois de ter sido cancelado no ano passado, devido à pandemia, este ano a imprensa britânica informava que o evento deveria regressar, mas que se celebraria no Castelo de Windsor – onde a rainha e o duque de Edimburgo passaram o último Natal, assim como grande parte da pandemia – e não em Buckingham.
No entanto, fonte próxima da Casa Real informou esta quinta-feira, dia 16, que este almoço, que deveria acontecer na próxima terça-feira, dia 21, foi cancelado, alegadamente devido à pandemia, de forma a evitar exposições desnecessárias, numa altura em que o número de contágios tem sido alto.
A mesma fonte refere ainda que a monarca “lamenta que tenha que ser cancelado, mas que acredita que é a coisa certa a ser feita” para o bem de todos.
De recordar que este será o primeiro Natal em mais de 70 anos em que a rainha não terá ao seu lado o príncipe Philip. O duque de Edimburgo morreu no passado dia 9 de abril aos 99 anos.