
O Palácio de Buckingham comunicou no dia 30 de dezembro que a rainha Isabel II vai dar uma das maiores honras à duquesa da Cornualha como agredecimento pelo seu trabalho “ao serviço da soberana”. Camilla passa então a ser lady da Ordem de Garter, uma das mais antigas ordens do Reino Unido.
Este é um reconhecimento está a ser visto como uma forma da monarca mostrar apreciação pela lealdade da nora, pela dedicação mostrada às funções oficiais e à monarquia, ao respeito mostrado ao marido, o príncipe Carlos, e pela forma discreta como tem agido desde o casamento com este, em 2005.
A Ordem de Garter foi fundada em 1348 pelo rei Eduardo III e é inspirada nas lenda do Rei Artur e da Távola Redonda. Os número de membros é ilimitado para a aristocracia. A honra de se pertencer a esta ordem é dada pelo monarca em funções.
Entre os especialistas na realeza britânica, há até quem diga que este é um indício de que, quando Carlos subir ao trono, Camilla poderá vir a receber o título de rainha e não de princesa consorte, como aconteceu com Philip.
Recorde-se, no entanto, que a Clarence House fala que existe a “intenção” de que a duquesa se torne princesa consorte quanto o marido subir ao trono, como forma de mostrar sensibilidade para com a opinião negativa que o público já teve de Camilla, especialmente devido ao fim do casamento de Carlos com Diana. Ainda assim, o príncipe sempre demonstrou intenção de que Camilla fosse rainha.