Na última quinta-feira, dia 27 de janeiro, Nicole Coste, mãe de Alexandre Grimaldi-Coste, filho de 19 anos de Alberto do Mónaco, assistiu à missa em honra da Santa Devota, uma presença que surpreendeu.
A ex-companheira do príncipe, que mantém uma relação conturbada com a princesa Charlene, não passou despercebida, ao usar um visual totalmente branco e uma máscara facial brilhante e marcou presença neste evento tão importante para a família Grimaldi precisamente numa altura em que Charlene se encontra internada numa clínica fora do Mónaco, onde continua em recuperação, depois de no ano passado ter sofrido de uma grave infeção de nariz, ouvidos e garganta.
Nos últimos tempos, a presença de Nicole Coste tem sido cada vez mais notada no Principado. Durante o serviço religioso, não só foi uma das poucas pessoas a estar presente dentro da igreja – que contou com afluência reduzida, devido à pandemia – como deixou o local imediatamente atrás da comitiva religiosa, um lugar reservado a personalidades de relevo.
Após este momento, a imprensa internacional começou a especular sobre os motivos que estarão a levar a este aumento de protagonismo de Nicole Coste e se o príncipe Alberto saberia que a sua ex-companheira estaria presente neste momento religioso tão importante para o Principado e que poderá pressupor uma afronta à princesa Charlene, num momento em que esta se encontra particularmente frágil e afastada do marido e dos dois filhos, os príncipes Jacques e Gabriella. Até à data, o príncipe não falou sobre o tema.
Recorde-se que em setembro de 2021, Nicole Coste deu uma entrevista à Paris Match, onde falou da dedicação de Alberto ao filho. “Sempre assumiu o seu papel de pai e não foi preciso ser assinado qualquer acordo económico entre nós”, afirmou, revelando ainda que Alberto e Alexandre são muito próximos, presentes na vida um do outro e têm muitos momentos de pai e filho.
Na mesma entrevista, Coste prestou ainda declarações polémicas sobre a princesa Charlene. “Vivi coisas que me deixaram alerta e que tiveram impacto”, afirmou, exemplificando uma situação: “Ela mudou o meu filho de quarto, aproveitando a ausência do pai, e instalou-o na ala dos empregados”, informou, palavras que não agradaram a Alberto do Mónaco.