Harald da Noruega viu-se obrigado a ficar de baixa no passado dia 28 de janeiro, após ter apresentado sintomas de constipação, ausentando-se das suas responsabilidades institucionais durante alguns dias.
Este fim de semana, durante uma visita ao Museu de Arte Haugar, em Tønsberg, a rainha Sonia falou com os jornalistas para dar notícias sobre o estado de saúde do marido, que celebra no próximo dia 21 de fevereiro o seu 85º aniversário. A mãe do príncipe herdeiro Haakon revelou que que o rei testou negativo para Covid-19. “Está bem, felizmente. É apenas uma constipação leve e dores de garganta”, afirmou.
De salientar que a preocupação pelo estado de saúde de Harald da Noruega surgiu depois de este apresentar sintomas de constipação um dia depois de ter estado em contacto com a ministra dos Assuntos Exteriores norueguesa, Anniken Huitfeldt, que testou positivo.
“Desejava não ter testado positivo no mesmo dia em que tive uma reunião com o rei Harald, a rainha Sonia e o príncipe herdeiro Haakon. Fiz o teste nesse mesmo dia e deu negativo, mas fiz outro novamente quando tive uma forte dor de cabeça, à tarde, e deu positivo”, afirmou a ministra, após a confirmação do resultado positivo. De salientar que tanto o rei como a rainha tomaram as duas doses da vacina, assim como a dose de reforço.
A rainha Sonia e o príncipe Haakon fizeram testes após terem estado com Anniken Huitfeldt, tendo obtido resultados negativos, motivo pelo qual o príncipe assumiu a agenda do pai durantes estes dias em que Harald está ausente.