Dentro de pouco mais de dois meses assinala-se o primeiro ano da morte do duque de Edimburgo, que morreu aos 99 anos, no passado dia 9 de abril de 2021. Após o seu falecimento ter sido comunicado pela Casa Real, multiplicaram-se não só pelo Reino Unido como um pouco por todo o mundo as mensagens de condolências, num momento particularmente triste para a família real britânica e em especial para a rainha Isabel II, que acabava de perder o seu companheiro de mais de sete décadas.
Uma das pessoas que não quis deixar de expressar o seu apoio foi Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, de 74 anos, que também é pintor, e aproveitou o momento para partilhar uma imagem de um retrato do que pintou do príncipe Philip pouco antes de este morrer. Agora, quase um ano depois, Wood terá oportunidade de o mostrar à rainha.
Em entrevista ao Daily Mail, o artista revelou que o príncipe William lhe pediu para ver o quadro e que se mostrou muito entusiasmado com ele, pelo que está a pensar mostrá-lo à avó. “O príncipe William pediu-me que lhe apresente a pintura nas próximas semanas e que ele a mostrará à rainha, o que é uma grande honra para mim”, afirmou.
A pintura foi feita a carvão sobre tela e retrata uma imagem bastante conhecida do duque de Edimburgo, na qual se pode ver Philip, de gabardine, a tirar o chapéu, em gesto de agradecimento.