O rei Harald da Noruega retomou a sua agenda oficial no final da última semana, depois de ter estado de baixa por doença desde o passado dia 28 de janeiro. O monarca, que celebra 85 anos na próxima segunda-feira, dia 21, encontrava-se afastado dos deveres reais depois de ter tido sintomas de constipação, após ter estado em contacto com a ministra dos Assuntos Exteriores norueguesa, Anniken Huitfeldt, que testou positivo. para Covid-19.
Harald da Noruega retomou a sua agenda oficial na última quinta-feira, data em que recebeu as credenciais de três novos embaixadores, da Bósnia-Herzegovina, da Austrália e do Ruanda. Trata-se de um requisito necessário para credenciar um embaixador estrangeiro, para que possa representar oficialmente o seu país, tendo a cerimónia decorrido no Palácio Real de Oslo.
De recordar que após testar positivo para Covid-19, a ministra Anniken Huitfeldt deu uma entrevista lamentando ter obtido o resultado apenas após ter estado reunida com os reis Harald e Sonia.“Desejava não ter testado positivo no mesmo dia em que tive uma reunião com o rei Harald, a rainha Sonia e o príncipe herdeiro Haakon. Fiz o teste nesse mesmo dia e deu negativo, mas fiz outro novamente quando tive uma forte dor de cabeça, à tarde, e deu positivo”, afirmou. De salientar que tanto o rei como a rainha tomaram as duas doses da vacina, assim como a dose de reforço.