Num país de fortes tradições como o Japão, apenas circunstâncias muito especiais fazem com que determinados rituais ou celebrações sejam modificados, suspensos ou cancelados. Foi precisamente o que aconteceu, mais uma vez, com as celebrações do aniversário do imperador Naruhito.
Pelo terceiro ano consecutivo, os eventos programados para festejar o aniversário do imperador tiveram que ser alterados e sempre pelo mesmo motivo: a pandemia. Por uma questão de precaução, a tradicional saudação que o soberano costuma fazer desde a varanda do Palácio Imperial, junto da restante família, foi novamente suspensa, pelo que o seu 62º aniversário decorrerá, tal como os anteriores, sem grandes festejos.
De recordar que o imperador comemora esta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, o seu aniversário, numa altura em que a pandemia continua a afetar a vida das populações um pouco por todo o mundo, apesar do gradual regresso à normalidade. “Acredito que é possível superar esta dura realidade com paciência e cuidando-nos mutuamente, partilhando a dor dos demais e fazendo esforços para nos apoiarmos uns aos outros”, referiu.
De salientar que, por causa da pandemia, o atual imperador ainda não teve oportunidade de saudar a população desde a varanda do palácio no seu aniversário desde que ocupou o trono do Crisântemo. A entronização dos imperadores Naruhito e Masako aconteceu a 22 de outubro de 2019, depois de o anterior imperador, Akihito, ter abdicado do trono.