O príncipe Hisahito, filho mais novo dos príncipes herdeiros Fumihito e Kiko do Japão, ocupa atualmente a segunda e última posição na linha da sucessão ao trono, atrás do pai, isto porque no Japão apenas a linhagem masculina pode aceder ao trono e, da sua geração, Hisahito é o único rapaz, tendo duas irmãs mais velhas, Mako e Kako, e uma prima, Aiko, filha do atual imperador, Naruhito.
O príncipe, do qual depende o futuro do trono do Crisântemo, tem atualmente 15 anos e irá continuar os seus estudos na prestigiada Escola Secundária Otuka da Universidade de Tsukuba, depois de ter sido aprovado nos exames de acesso a esta instituição.
A informação foi avançada pela Casa Imperial, que referiu, em comunicado, que “o príncipe Hisahito e os seus pais apreciaram muito a política da escola, que valoriza a liberdade e a autonomia para a toma de decisões”. O príncipe irá começar os estudos em abril, altura em que começa o ano letivo, numa instituição de excelência, conhecida principalmente pelos seus departamentos de física, informática e economia.
No entanto, ao escolherem esta escola, os príncipes herdeiros originaram uma quebra de tradição na família imperial. Por norma, os membros da família estudam na Universidade de Gakushuin, fundada no século XIX para receber jovens da aristocracia japonesa. É nesta universidade que estuda atualmente a sua prima, Aiko.