O príncipe Hisahito, de 15 anos, futuro imperador do Japão, viu-se recentemente envolvido numa polémica, devido a um texto que escreveu há cerca de um ano.
O jovem, filho varão dos príncipes herdeiros Fumihito e Kiko, escreveu um ensaio sobre as ilhas Ogasawara, um arquipélago situado a cerca de mil quilómetros de Tóquio, sem habitantes, e que é Património Natural da Humanidade desde 2011.
No seu texto, o príncipe narrava as experiências que viveu naquele lugar, um ensaio que lhe valeu o segundo lugar num concurso literário de não-ficção para crianças e jovens, que decorreu na cidade de Kitakyushu. No entanto, a revista japonesa Shukan Shincho revelou agora que o príncipe terá cometido plágio.
De acordo com a publicação, o texto do príncipe, no qual Hisahito conta a viagem que realizou com a mãe àquele lugar, quando era mais novo, incluía algumas partes que já tinham sido previamente publicadas no site de um guia. A agência da Casa Imperial já se pronunciou sobre o caso, reconhecendo que as citações são “inadequadas” e explicando que o príncipe vai rever a bibliografia, de forma completá-la, comunicando depois as alterações à cidade que organiza o concurso literário.
Hisahito recebeu o prémio no passado mês de março de 2021, tendo a cerimónia da entrega de galardões decorrido online.