O príncipe Hisahito do Japão terminou os estudos com êxito na escola Ochanomizu, em Tóquio, esta terça-feira, dia 15 de março. O segundo na linha da sucessão ao trono do Crisântemo, filho dos príncipes herdeiros Fumihito e Kiko, participou na cerimónia de graduação esta semana, um momento no qual esteve acompanhado pelos pais.
De acordo com a Casa Imperial, o príncipe, de 15 anos, preparou um ensaio sobre os seis anos que passou naquela escola, no qual ressaltou a “importância de trabalhar em equipa, seguir o ritmo dos restantes e a colaboração entre todos”.
Feliz e sorridente, como se mostrou durante a cerimónia, Hisahito deixa para trás a polémica em que se viu envolvido recentemente, quando foi acusado por uma revista local de ter plagiado um dos seus trabalhos escolares. A família pronunciou-se, reconhecendo que as citações usadas eram “inadequadas” e “insuficientes” e que o príncipe se comprometia a fazer a revisão de toda a bibliografia para acrescentar as referências necessárias e comunicar as alterações à cidade que organizava o evento literário ao qual Hisahito tinha concorrido com aquele texto.
Orgulhosos do percurso escolar do filho, que ingressa agora na escola secundária, os príncipes herdeiros deixaram algumas palavras. “Acreditamos que teve uma vida escolar feliz e gratificante, ao mesmo tempo que foi abençoado com excelentes amigos e professores”, refere a nota.