A Abadia de Westminster, em Londres, foi esta manhã palco do serviço religioso em memória do duque de Edimburgo, um evento que reuniu quase 2 mil pessoas, entre elementos da família real britânica, figuras de Estado, membros das Forças Armadas e representantes das Casas Reais, assim como de algumas das centenas de organizações que o príncipe Philip apoiou ao longo da sua vida.
No dia do funeral, a 17 de abril de 2021, as regras impostas devido à pandemia decretavam que apenas 30 pessoas poderiam participar na cerimónia. E assim foi: três dezenas de elementos da família real juntaram-se naquele dia, na capela de St. George, em Windsor, para o último adeus ao duque.
Quase um ano depois as regras mudaram e a rainha quis prestar uma última homenagem àquele que esteve ao seu lado durante mais de 73 anos. O interior da igreja foi decorado com flores em tons de vermelho, branco e azul, as cores da bandeira do Reino Unido e a cerimónia começou pelas 11:30h, tendo sido conduzida pelo sacerdote de Westminster, David Hoyle, que salientou a importância do papel de Philip ao longo de mais de sete décadas.
“Na Abadia de Westminster, onde fez a promessa que definiu toda uma vida de dever e um serviço enérgico, damos graças por Sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Um homem de grandes habilidades e distinções, justamente honrado e celebrado. Entendeu o seu papel como um estímulo para o serviço. Trabalhou com muitos assuntos que exigiram a sua atenção e incentivou-nos a forcarmo-nos, tal como ele fazia, nas coisas que importam. Teve uma disciplina e um caráter com que aproveitou as oportunidades e superou dificuldades. Recordamos com afeto e respeito a oferta de uma longa vida de plenitude. Em memória grata ao príncipe Philip, comprometemo-nos a viver como ele viveu, na fé, ao serviço de Sua Majestade, e com uma maior reverência pelo nosso mundo”, afirmou, no início da cerimónia.
De recordar que o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, duque de Edimburgo, morreu a 9 de abril de 2021, a dois meses de completar 100 anos.