Começaram esta quinta-feira, dia 2, as celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II. O Palácio de Buckingham foi palco de mais um “Trooping the Colour”, evento tradicional que reúne a família real, que desfila na avenida The Mall e assiste à parada da varanda.
Um dos aspetos que saltou à vista neste encontro da realeza britânica foram os visuais. É que muitos dos elementos da família surgiram a usar exatamente o mesmo tom: azul-celeste, apesar de as cores oficiais do Jubileu de Platina serem, precisamente, a platina, que representa os 70 anos de Isabel II no trono, e o púrpura, que simboliza a realeza.
A opção pelo azul, que para muitos simboliza paz e serenidade, não terá sido coincidência, antes uma forma de mostrarem alguma sintonia estética, e foi escolhida não só pela rainha, mas também pela nora Camila e pelos bisnetos George, Charlotte e Louis. Será também talvez uma homenagem ao país, já que é uma das três cores da bandeira britânica, numa referência específica à Escócia. E recorde-se que o falecido marido da rainha, o príncipe Filipe, era duque de Edimburgo.