Esta quinta-feira, dia 2, iniciaram-se as celebraçõs do Jubileu de Platina de Isabel II, de 96 anos. Uma comemoração que arrancou com o tradicional “Trooping the Colour”. Na varanda do Palácio de Buckingham, a monarca assistiu ao evento, tendo a seu lado o príncipe Eduardo, duque de Kent.
Considerado o primo preferido da rainha, o duque de Kent, de 86 anos, surgiu com o seu uniforme militar ao lado de Isabel II, sendo um dos elementos da família real a ser convidado para a varanda.
Quarto filho do príncipe George (irmão mais novo do rei Jorge VI, pai de Isabel II) e da princesa Marina da Grécia e Dinamarca, Edward tornou-se duque de Kent aos sete anos, herdando o título do pai que morreu num acidente de viação durante a guerra, em 1942. Serviu as forças armadas durante mais de duas décadas.
O site oficial da família real britânica assegura que o duque de Kent já esteve ligado a mais de 140 organizações de caridade ligadas a diferentes assuntos, desde o desenvolvimento da tecnologia e indústria a obras em memória de soldados que perderam a vida em combate, passando por trabalhos ao serviço da Commonwealth.
Casado com Katharine, duquesa de Kent, vive em Wren Housem no Palácio de Kensington, local onde também moram os duques de Cambridge com os filhos.
Há muito que se sabe que Isabel II e o duque de Kent têm uma relação próxima e cúmplice. Por isso não é de estranhar que a rainha tenha escolhido este primo para a acompanhar no Trooping the Colour no seu primeiro aparecimento no evento desde a morte do marido, o duque de Edimburgo, em abril de 2021.