Os reis Carlos III e Camilla viajam esta segunda-feira, dia 12 de setembro, de Londres para Edimburgo, para onde se encontra o caixão da rainha Isabel II, que repousa no salão do trono do Palácio de Holyroodhouse.
Antes desta viagem, o monarca participa esta manhã, em conjunto com os membros da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes, numa moção de condolências em Westminster, num momento onde Carlos III se dirigirá pela primeira vez como rei aos membros do Parlamento. Após esta audiência, o rei e a rainha consorte viajam de avião para a Escócia.
À chegada a Edimburgo, o rei passará revista à Guarda de Honra e receberá simbolicamente as chaves da Cidade de Edimburgo, um momento que decorrerá no Palácio de Holyroodhouse. Pelas 14:30h, o carro fúnebre deixará o referido palácio em direção à Catedral de St. Giles, ladeado por membros do Regimento Real da Escócia e por um destacamento da Guarda Real do Rei no país, a Real Companhia de Arqueiros. O monarca e os irmãos, a princesa Ana e os príncipes André e Eduardo, assim como o Príncipe de Gales, William, seguirão o carro a pé, enquanto a rainha consorte, Camilla, e outros membros da família o farão em diversos veículos.
Após a chegada do caixão à catedral será celebrado um serviço religioso e de ação de graças pela vida de Isabel II, um momento no qual estarão presentes diversas figuras da vida política e da sociedade escocesas. Durante as 24 horas seguintes, os restos mortais da rainha permanecerão em caixão fechado naquele local, para que todos os cidadãos escoceses possam prestar homenagem à monarca.
Esta tarde, o rei participa num audiência com políticos escoceses, após a qual decorrerá uma moção de condolências no Parlamento. Depois de discursar, Carlos III junta-se à restante família real para participar numa vigília na catedral de St. Giles.