Continuam os atos programados para o adeus à rainha Isabel II, que morreu na passada quinta-feira, dia 8 de setembro, aos 96 anos. Depois de uma primeira despedida nas Escócia, o féretro da monarca britânica segue esta terça-feira, dia 13, para Londres.
Pelas 17h, será transportado de carro desde a catedral de St. Giles, onde foi velada durante as últimas 24h, até ao aeroporto de Edimburgo, onde será recebido por uma Guarda de Honra do Regimento Real da Escócia. Daí será colocado a bordo de um avião C-17 da Royal Air Force, uma aeronave na qual também viajará a princesa Ana.
Prevê-se que o voo chegue a Londres pelas 19h e que o caixão da rainha viaje de carro até ao Palácio de Buckingham, onde a monarca viveu durante grande parte dos seus 70 anos de reinado. Ao chegar será novamente recebido por Guarda de Honra, assim como por vários membros da família real, incluindo os reis Carlos III e Camilla.
Ainda esta terça-feira, monarcas viajam para Belfast, na Irlanda do Norte, onde decorrerá uma receção no Castelo de Hillsborough. Mais tarde, o soberano vai receber os representantes dos partidos políticos e o secretário de Estado, Chris Heaton-Harris.