A urna com os restos mortais da rainha Isabel II foi transportada pelas caóticas ruas de Londres e sempre acompanhada, desde que saiu no domingo do Castelo de Balmoral, pela princesa Ana.
A princesa Ana, filha de Isabel II e irmã do novo rei Carlos III, publicou na tarde de terça-feira, 13 de setembro, um comunicado no qual descreve as últimas horas: “Tive a sorte de acompanhar as últimas 24 horas da vida da minha querida mãe. Tem sido uma honra e um privilégio acompanhá-la nas suas viagens finais. Testemunhar o amor e o respeito manifestados por tantos nestas viagens tem sido uma mostra de humildade e de edificação. Todos nós partilhamos memórias únicas.”
O caixão, que hoje chegou a Buckingham, será transferido na quarta-feira, 14 de setembro, para o Palácio de Westminster, onde ficará quatro dias para que o público também possa prestar a sua última homenagem a Isabel II. O funeral de Estado realiza-se na segunda-feira na Abadia de Westminster às 11h00 (a mesma hora que em Lisboa).
Isabel II morreu no passado dia 8 de setembro aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, pelo que as cerimónias fúnebres incluíram uma missa e velório em Edimburgo, antes do corpo seguir para Londres onde terá lugar o funeral de Estado.