A decisão da rainha Margarida da Dinamarca de retirar os títulos de príncipes e princesa a quatro dos seus netos, filhos do príncipe Joaquim, criou um mal-estar dentro da família real e levou o filho mais novo da monarca, a nora e o seu neto mais velho a mostrarem descontentamento e desilusão pela atitude tomada.
Nas suas declarações sobre o tema, a princesa Marie falou sobre os problemas que a filha mais nova, Athena, de 10 anos, está a sofrer, após a decisão da avó ter sido tornada pública.
A filha mais nova de Joaquim tem-se visto especialmente afetada com esta mudança na sua vida e tem tido até problemas com alguns colegas na escola. “Têm-na intimidado. Os colegas dela perguntam-lhe se já não é princesa”, revelou ao jornal dinamarquês BT.
Para o príncipe, os seus quatro filhos sentem que perderam parte da sua identidade, uma vez que não tiveram tempo para preparar a chegada desta decisão e, além disso, viram-se envolvidos numa exposição pública à qual não estão acostumados. Por esse motivo, Marie assegurou que ainda “há questões que têm que ser aclaradas”.
De recordar que a rainha revelou na última semana que os quatro filhos do príncipe Joaquim, os príncipes Nikolai, de 23 anos, Félix, de 20, Henrik, de 13, e Athena, de 10, perderão os títulos de príncipes e princesa a partir de 1 de janeiro de 2023, assim como o tratamento de Alteza. Passarão a usar os títulos de condes e condessa de Monpezat – título que pertencia ao seu avô, o príncipe Henri – e a ter tratamento de Excelência,