Quando em agosto do ano passado a princesa Leonor começou a estudar no UWC Atlantic College, no País de Gales, a Casa Real garantiu que a filha mais velha de Felipe VI e Letizia conjugaria os estudos no Reino Unido com o progressivo desenvolvimento dos seus compromissos oficiais enquanto herdeira do trono espanhol, país ao qual regressa agora para presidir a um dos eventos mais importantes na sua agenda: a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.
A cerimónia celebra-se ao final da tarde desta sexta-feira, dia 28 de outubro, no Teatro Campoamor, em Oviedo, e tem sido testemunha de alguns dos passos mais importantes que Leonor tem dado nos últimos anos como princesa herdeira.
Recuando três anos, a outubro de 2019, a princesa tinha ainda 13 anos (faltavam apenas alguns dias para completar 14), quando se estreou pela primeira vez nestes prémios, tendo presidido ao evento com um discurso no qual, além de castelhano, também dirigiu algumas palavras em inglês aos vencedores que não eram de origem espanhola.
“Hoje é um dia muito importante na minha vida, pelo qual ansiava. Desde muito pequena tenho visto o carinho e a emoção com que os meus pais, Suas Majestades o Rei e a Rainha, vêm todos os anos ao Principado para presidir a esta cerimônia e vivenciar tudo o que acontece nesta terra durante os dias dos nossos prêmios. Isso é motivo suficiente para me sentir muito feliz por estar aqui hoje”, disse, no início do seu discurso.
Este ano de 2022 – e a três dias de completar 17 anos – Leonor fará o seu quarto discurso nesta entrega de prémios, um momento no qual contará com a presença dos reis Felipe VI e Letizia e da irmã mais nova, a infanta Sofía.
Veja na galeria as fotografias da família real na entrega destes prémios ao longo dos últimos anos.