A rainha Margarida da Dinamarca não vai passar o Natal com os filhos e os netos, mas sim na companhia da irmã mais nova, a princesa Benedita, e alguns amigos próximos, que se vão reunir do Castelo de Marselisborg, a residência onde a família real costuma passar esta época festiva.
De acordo com o comunicado da Casa Real, o príncipe herdeiro Frederico e a família vão passar esta quadra na Austrália, o país de origem da princesa Mary, e os príncipes Joaquim e Marie e os quatro filhos vão fazer “uma viagem ao estrangeiro”.
A decisão causou estranheza, uma vez que este foi um ano particularmente importante para a monarca dinamarquesa, que celebrou o seu Jubileu de Ouro. No entanto, na mesma nota é explicado que “já se passaram cinco anos desde que o príncipe herdeiro, a mulher e os quatro filhos visitaram pela última vez a terra da princesa”, e no que respeita ao príncipe Joaquim, esta viagem “já estava planeada há muito tempo”.
Com este comunicado, a Casa Real parece querer evitar que estas férias dos príncipes Joaquim e Marie sejam vistas como um distanciamento em relação à rainha, depois de esta ter anunciado que os filhos do seu filho mais novo iriam perder os títulos de príncipes e princesa e o tratamento de Alteza, uma decisão com efeito já a partir de 1 de janeiro de 2023.
Quando esta decisão foi anunciada, o príncipe Joaquim, o filho mais velho, Nikolai, e a princesa Marie responderam a algumas questões colocadas pela imprensa, mostrando desagrado e surpresa com a decisão da monarca.
De recordar que estes quatro netos de Margarida II, os (ainda) príncipes Nikolai, de 23 anos, Félix, de 20, Henrik, de 13, e Atena, de 10 anos, passam a poder usar apenas os títulos de condes e condessa – que pertenciam ao avô, o príncipe Henrik – e o tratamento de Excelência.