A rainha Margarida da Dinamarca participou num ato oficial de grande relevância institucional, um evento que acontece poucos dias após a monarca se ter visto envolvida numa polémica familiar. Em causa está a decisão de retirar os títulos de príncipes e princesa e o tratamento de Alteza a quatro dos seus netos, os filhos do seu filho mais novo, Joaquim.
Na abertura do Parlamento, a monarca, de 82 anos, não esteve sozinha, tendo-se feito acompanhar pelo núcleo duro da família – os príncipes herdeiros Frederico e Mary e a sua irmã, a princesa Benedita.
Os quatro deram mostras de união e harmonia. Para a ocasião, a rainha optou por um chamativo conjunto verde água, de saia e casaco.
Antigamente, era comum que o príncipe Joaquim e a mulher, a princesa Marie, também participassem neste ato oficial, mas desde que se mudaram para Paris há três anos isso deixou de acontecer. Esta mudança traduz-se ainda no afastamento da Coroa, que vem dar força à teoria da tensa relação que existirá entre os dois irmãos, Frederico e Joaquim.
De recordar que tanto o príncipe Joaquim, como o seu filho mais velho, Nikolai, e também a princesa Marie, já se pronunciaram sobre a decisão tomada pela monarca, mostrando-se confusos e descontentes. A decisão da monarca afeta diretamente quatro dos seus oito netos, Nikolai, Félix, Henrik e Athena, que a partir de janeiro de 2023 perdem os seus títulos.