![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/10/GettyImages-1051839484-1425x1080.jpg)
A autobiografia do príncipe Harry, Spare (Na Sombra, na versão portuguesa) vai para as bancas esta terça-feira, dia 10, e promete agitar a família real. O conteúdo das páginas do livro de memórias não ficará esquecido e contém declarações polémicas, desde revelações de que William, Kate e Meghan não se deram bem desde o princípio, até partilhar que gostava de se reconciliar com o pai e com o irmão, mas que sentia que estes não queriam, passando ainda pela alegada agressão física que ocorreu entre o duque de Sussex e William, e recordando ainda o trágico acidente que vitimou a mãe, a princesa Diana, entre outros temas.
Mas as revelações não ficam por aí. No livro de memórias, Harry partilha detalhes sobre o seu corpo e o do seu irmão. O duque de Sussex abordou os rumores de que a princesa Diana não queria que os filhos fossem circuncidados. Acontece que tanto Harry como William são.
“Havia inúmeras histórias a circular nos meios de comunicação que alegavam que o Willy e eu não éramos circuncidados”, conta o príncipe no seu livro. “Todos eles diziam que a nossa mãe tinha proibido isso. (…) todas essas histórias eram falsas. Fui ‘cortado’ quando era bebé”, revela.
O duque de Sussex fez ainda partilhas únicas e contou como antes da cerimónia de casamento de William e Kate, fez uma viagem até ao Polo Norte, em março de 2011, e ficou com o “pénis queimado” do gelo no casamento.
Tratou-se de uma expedição solidária pelo gelado Polo Norte na qual o filho mais novo de Carlos III e da falecida princesa Diana participou. Mais tarde, o duque de Sussex partilhou o desconforto que sentiu quando marcou presença no casamento do irmão. “O meu pai estava muito interessado e solidário com o desconforto que eu sentia nas orelhas e bochechas, que ficaram congeladas”, escreve no livro, acrescentando que na altura teve que se controlar para não partilhar demasiados pormenores mais pessoais. “Ao chegar a casa, fiquei chocado quando vi que as minhas partes íntimas também estavam queimadas. E enquanto as orelhas e as bochechas já estavam a cicatrizar, elas não estava. E a cada dia isso tornava-se num problema”. Harry confessou que depois do casamento acabou por precisar mesmo de ir ao médico.