Na passada terça-feira, dia 24 de janeiro, os príncipes de Gales deixaram uma mensagem elogiosa à primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, através da sua conta oficial no Twitter. “Obrigado, Jacinda, pela sua amizade, liderança e apoio ao longo dos anos, principalmente na época da morte da minha avó. Enviamos-lhe a si, ao Clarke e à Neve os nossos melhores votos. W & C”, lia-se.
O príncipe William e a líder do Governo neozelandês tiveram, ao longo dos seus compromissos oficiais, vários encontros. Os dois conheceram-se publicamente em abril de 2019, quando o herdeiro ao trono britânico viajou a solo para a Nova Zelândia para prestar pessoalmente a sua homenagem às vítimas do tiroteio na mesquita de Christchurch. Mais tarde, em julho de 2022, o príncipe de Gales teve uma audiência com a primeira-ministra em solo britânico, no Palácio de Kensington, naquela que foi a primeira visita de Jacinda Ardern ao Reino Unido desde o início da pandemia.
Na mensagem de agradecimento, William frisou ainda o apoio da primeira-ministra numa fase difícil, a morte da sua avó, a rainha Isabel II, em setembro do ano passado. Nessa altura o príncipe ter-lhe-á pedido pessoalmente que o substituísse na cimeira ambiental que aconteceu em Nova Iorque, pouco depois da morte da monarca. Nessa altura, a chefe de Governo da Nova Zelândia fez também questão de marcar presença no funeral da falecida rainha, uma cerimónia que decorreu na Abadia de Westminster a 19 de setembro de 2022.
Recorda-se que Jacinda Ardern anunciou, na semana passada, a renúncia ao cargo de chefe do Governo, um lugar que assumiu em outubro de 2017, e que renovou para um segundo mandato em 2020, após o Partido Trabalhista ter ganho as eleições legislativas com uma esmagadora maioria.