
Fotos: D. R. e João Lima
Moderno e minimalista, de linhas direitas e com um decote pouco pronunciado e um ligeiro rebordo em volta do pescoço, o vestido de noiva de Maria Francisca de Bragança fez pensar no que a rainha Letizia de Espanha usou no dia do seu casamento, 22 de maio de 2004, mas numa versão bem mais simples e despretensiosa.
No caso da espanhola, o vestido, também ele de linhas direitas, um modelo desenhado por Manuel Pertegaz e de inspiração sevilhana, destacou-se pela gola levantada com bordados e pelo decote marcado. Estruturado, era um modelo feito de seda natural, e tinha ainda bordados no final no decote, nas mangas e na saia, com motivos como flor de lis, espigas de trigo e flores trabalhadas em ouro.

Foto: D. R.
Por seu lado, a infanta portuguesa escolheu um mikado de seda, tecido que tem a sua origem no Japão e é muito usado na confeção dos tradicionais quimonos. O design foi feito numa estreita colaboração entre a mãe, D. Isabel de Bragança, e a costureira de alta-costura Luzia do Nascimento, que trabalha há vários anos com a família dos duques de Bragança.
Ambas optaram por véus, o de Letizia em estilo mantilha, o de Maria Francisca em tule de seda, novamente mais simples do que o da rainha espanhola, na época ainda princesa.
O decote com rebordo no pescoço parece ter-se tornado uma tendência entre as casas reais europeias, já que também Kate, hoje princesa de Gales, fez precisamente a mesma opção para o dia do seu casamento com o príncipe William de Inglaterra, 11 de abril de 2011, mas neste caso numa versão em renda, assinada pela estilista Sarah Burton para a casa Alexander McQueen.

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No caso de Kate, o vestido tinha uma cintura mais marcada e uma saia ampla e com roda, além de ter sido feito num tecido trabalhado.

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Já Meghan Markle escolheu um modelo com decote à barco, mas de linhas direitas e ligeiramente cintado, o que dava à silhueta um efeito semelhante ao de Maria Francisca neste dia 7 de outubro. A americana, que se casou a 19 de maio de 2018 com o príncipe Harry de Inglaterra, subiu ao altar com um vestido criado por Clara Waight Keller, diretora criativa da casa francesa Givenchy, que coincidia com o da infanta portuguesa num outro pormenor: as mangas a três quartos.

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