A princesa Eugenie, filha mais nova do príncipe André de Inglaterra e de Sarah Ferguson, desabafou sobre as dificuldades da maternidade. Mãe de August, de dois anos, e Ernest, de cinco meses, diz que os filhos dormem bem e comportam-se bem à mesa, mas que é exigente fazê-los aceitar a ementa equilibrada e saudável que gosta de lhes proporcionar.
Aos 33 anos, Eugenie é uma mãe orgulhosa que vive para os filhos, fruto do seu casamento com o promotor imobiliário Jack Brooksbank, e sempre manteve um perfil discreto e independente, longe das luzes da ribalta. Esta foi a primeira vez que falou publicamente sobre a educação dos filhos, no podcast White Wine Question Time, apresentado por Kate Thornton.
“Os meus filhos são ótimos”, diz a princesa quando se trata de descrever as crianças. “O Augi é um malandro de dois anos e meio que só me ouve a mim, não sei porquê. E o Ernie sorri a toda a hora, por isso são muito calmos e maravilhosos”, revela, referindo-se aos filhos, August Philip Hawke e Ernest George Ronnie, pelos diminutivos que usam em família.
A neta de Isabel II, que vive com a família entre Londres e Portugal, já que o marido trabalha para Mike Meldrum, magnata do imobiliário que tem um resort na zona alentejana de Melides, falou, por exemplo, sobre uma preocupação comum à maior parte dos pais: as horas de sono dos filhos.
“Se os Jogos Olímpicos tivessem um concurso de sono, acho que eu ganhava”, diz, com humor. “Até poderia representar o Reino Unido se fosse um desporto nacional”, acrescenta, com uma gargalhada. “Acho que os meus filhos herdaram esse talento e têm um sono muito profundo”, conta, satisfeita. “Detesto ter de dizer isto a todas as mães que nos ouvem”, mas Augi e Ernie “dormem muito bem”, continua, novamente com humor.
No entanto, nem tudo são rosas em casa, pois “há outras coisas que não correm tão bem“, assume. Por exemplo, “quando chega a hora da refeição, fico com os cabelos em pé“, admite, sobre a dificuldade de os alimentar bem, dando a entender que tem alguma dificuldade em fazer os filhos aceitarem a ementa saudável, nutritiva e equilibrada de que precisam para crescerem saudáveis.
Por fim, quando questionada sobre os valores que tenta incutir nos filhos, a princesa parafraseia um provérbio clássico que diz: “‘As boas maneiras fazem uma pessoa‘. É isso que estou a tentar fazer com eles. Dar-lhes a educação de que necessitam para serem bondosos, amáveis e empáticos para com os que os rodeiam no futuro.”
Neste momento, é na maternidade que está concentrada, enquanto continua de licença do seu cargo de directora da galeria de arte contemporânea Hauser & Wirth.