Foi há 26 anos que um acidente de viação grave matou a princesa Diana. Nesse sentido, e tendo em conta o modo inesperado como tudo aconteceu, a forma como Carlos III disse a Harry que a mãe tinha morrido teve de ser bastante cuidadosa.
No final da primeira parte da última temporada de The Crown, é recordado esse momento, que o próprio príncipe eternizou na biografia que lançou, Spare. O agora rei de Inglaterra encontrava-se, na altura, em Balmoral com os dois fihos, a quem teve de comunicar a notícia.
Na cena retratada na produção da Netflix, Carlos dirige-se ao quarto de William e conta-lhe o que aconteceu. Logo depois, caminham os dois até ao quarto de Harry para lhe explicar que a mãe tinha tido um acidente fatal. Nessa noite, os rapazes tinham jantado com Mabel, a ama, viram televisão e deitaram-se sem saber de nada.
Por outro lado, no livro de memórias que Harry escreveu, detalha o que se lembra daquele 31 de agosto de 1997, revelando que o pai o acordou e sentou-se na ponta da sua cama. “‘Meu querido filho, a mamã teve um acidente de carro’. Lembro-me de ter pensado ‘Um acidente…ok. Mas ela está bem, certo?’. Lembro-me como se fosse ontem que foi isso que me passou pela cabeça”, lê-se.
Em seguida, o marido de Meghan conta o que aconteceu nos segundos seguintes: “Lembro-me que esperei pacientemente que o meu pai me confirmasse que, de facto, ela estava bem. E lembro-me que ele não o fez”. Pelo contrário, Carlos ter-lhe-á dito: “Houve complicações. A mamã ficou gravemente ferida e levaram-na ao hospital, meu querido filho“.
Logo depois, o atual rei continuou: “Eles tentaram, meu querido filho. Ela não sobreviveu“. Posteriormente, o príncipe lembra o que sentiu: “Estas frases continuam na minha mente como dardos espetados no alvo. Ele disse-o desse forma, disso tenho a certeza. ‘Ela não sobreviveu’. E depois parece que tudo parou“.
Por fim, Harry recorda que não chorou, que o pai não o abraçou e apenas lhe disse: “Vai ficar tudo bem“, antes de sair do quarto.