
Fotos: Getty Images
Depois da proclamação de Frederico X da Dinamarca ontem à tarde em Copenhaga, os novo reis assistiram ao seu primeiro oficial. Acompanhados pela rainha emérita Margarida, a princesa Benedita, o príncipe Joaquim e o novo príncipe herdeiro Christian, Mary e Frederico X estiveram no Parlamento dinamarquês, conhecido por Folketing, esta manhã.
Nesta sessão solene, Soren Gade, presidente do parlamento agradeceu à rainha emérita pelo seu trabalho ao longo de 52 anos de reinado. Logo de seguida, a primeira-ministra Mette Frederiksen deu as boas-vindas aos novos reis. A cerimónia ficou ainda marcada pela atuação musical de um coro feminnino.

Mas, na verdade, foi ainda na rua, perante os olhares de todos, que foi possível assistir a dois momentos muito especiais entre os membros da família real.

Foto: Keld Navntoft, Kongehuset samt Ritzau Scanpix ©
Primeiro, a forma carinhosa como a nova rainha Mary cumprimentou a rainha emérita Margarida, que, aliás, sempre revelaram ter uma excelente relação. E ainda, a joia que usou em sua homenagem: um alfinete de peito com um agrande safira ao centro, um presente da sogra por ocasião do nascimento do príncipe herdeiro, Christian.

E, em segundo, o abraço caloroso trocado entre os dois irmãos, o rei Frederico X e o príncipe Joaquim, cujas relações ficaram um pouco melindradas depois da mãe ter decidido retirar o título de príncipes aos quatro filhos do seu filho mais novo: Nikolai, de 24 anos, e Felix, de 21, fruto do primeiro casamento com Alexandra de Frederiksborg, e Henrik, de 14 anos, e Athena, de 12, do atual casamento com Marie Cavallier, que permaneceu em Washington, onde vivem, com os filhos.