O início de 2024 ficou marcado pela abdicação da rainha Margarida II e pela subida ao trono do rei Frederico X. Assim, de um dia para o outro, a princesa Mary tornou-se rainha da Dinamarca. A plebeia australiana, que por amor mudou de nacionalidade, celebra hoje o seu 52.º aniversário, o primeiro no seu reinado.
Um ano em que celebrará também 20 anos de casamento, a 14 de maio, e que, apesar do ambiente de magia à volta deste novo reinado, não fica indiferente à crise que o casal enfrentou no final de 2023. Isto depois da revista espanhola Lecturas ter divulgado umas fotos do então príncipe Frederico a passear com a maexicana Genoveva Casanova, no famoso Parque do Retiro, em Madrid.
O casal real nunca comentou a alegada traição que muito deu – e continua a dar – que falar, mas a modelo mexicana de imediatou negou qualquer relação amorosa com o agora rei. Até o seu ex-marido, Cayetano Martínez de Irujo, saiu em sua defesa: “É um tema que está a ser resolvido pelos tribunais e que tem causado muito dano à Genovava, assim como aos nossos filhos.”, declarou recentemente.
Aparentemente indiferente, a nova rainha consorte dos dinamarqueses assumiu este novo papel com um sorriso e no dia da proclamação do marido, a 14 de janeiro, foi mesmo protagonista de um beijo apaixonado na varanda do Palácio de Christiansborg, em Copenhaga, que quis assim colocar um ponto final na suposta crise.
Recorde-se que Mary e Frederico X são pais do príncipe herdeiro Christian, de 18 anos, a princesa Isabella, de 16, e os príncipes Josephine e Vincent, de 13.