Durante uma visita conjunta a Leeds, a duquesa de Edimburgo surpreendeu o seu marido, o duque de Edimburgo, dedicando-lhe algumas palavras de homenagem, a propósito do seu 60º aniversário, que se assinala hoje, 10 de março.
“Tal como um icebergue, o que se vê acima da água ou em público é apenas uma pequena parte do que se passa nos bastidores.
O que nunca se vê ou pode ser quantificado é o esforço despendido para garantir a boa governação dos seus mecenas, encorajando as pessoas a apoiar causas válidas, presidindo a comités, reunindo-se com directores executivos e grupos de reflexão, escrevendo documentos, discursos, prefácios, apresentações, e a lista continua”, começou por dizer a Sophie sobre o lado profissional do marido, o duque de Edimburgo, título que lhe foi atrIbuído prcisamente há um ano pelo irmão, o rei Carlos III.
“Mas, seja o que for que esteja a fazer, dá 150% de si e, se tudo o resto falhar, dá qualquer energia que lhe reste aos nossos cães exaustos ou a destruir o jardim.”, acescento com humor para terminar com uma apaixonada declção de amor: “Ele é o melhor dos pais, o mais carinhoso dos maridos e continua a ser o meu melhor amigo.”, confessou.
Casados desde 1999, Sopie e Eduardo são pais de lady Luísa Windsor, de 20 anos, e Jaime, conde de Wessex, de 16.
Neste dia, o príncipe foi também nomeado pelo rei para a mais antiga e mais nobre Ordem do Cardo. O duque de Edimburgo junta-se a 16 cavaleiros e senhoras, à rainha, à princesa real e ao duque de Rothesay como Cavaleiros Reais do Cardo, a mais alta honra da Escócia.