Assinala-se amanhã, quarta-feira, dia 22 de maio, o 20.º aniversário de casamento de Letiza e Felipe VI, ocasião que justificou já uma sessão de fotos em família, nos jardins do Palácio. Há 20 anos, num dia de chuva severa, a antiga jornalista e o príncipe das Astúruas trocaram alianças na catedral de La Almudena, em Madrid, na presença de cerca de 1200 convidados.
Para a história ficou também o original vestido de noiva de Letizia, que usou um modelo desenhado por Manuel Pertegaz, de inspiração sevilhana, marcado por uma gola decote marcado em V, com mangas compridas, muito diferente de outras noivas reais.
Estruturado, o modelo era feito de seda natural, apresentava bordados no final no decote, nas mangas e na saia, com motivos como flor de lis, espigas de trigo e flores trabalhadas em ouro. A imensa causa e o véu estilo mantilha ajudaram a criar uma imagem de ainda maior impacto.
Duas décadas depois, o casamento que tanta polémica gerou pois a noiva, além de plebeia era também divorciada, mantém-se de pedra e cal e Letizia é hoje uma figura de enorme relevância na família real espanhola. Desta união nasceram a princesa Leonor, de 18 anos, futura rainha de Espanha, e a infanta Sofia, de 17.
No ano em que celebram também 10 anos de reinado – a 19 de junho de 2014, Felipe VI foi proclamado rei de Espanha, depois da abdicação do pai, o rei Juan Carlos – Letizia e Felipe VI tem muitos motivos para celebrar esta data especial.