Os duques de Edimburgo, título que pertencia ao príncipe Filipe e que lhes foi concedido por Carlos III após a morte da rainha Isabel Il, em setembro de 2022, celebraram ontem 25 anos de casados. Uma data especial que a família real britânica quis também assinalar na sua página oficial de Instagram, onde foi partilhada uma romântica foto de Sophie, de 59 anos, e Eduardo, de 60. Sophie e Eduardo de Edimburgo assinalam 25 anos de casados com romântica foto
“Estamos muito gratos pelas muitas mensagens simpáticas e amáveis que recebemos nas nossas Bodas de Prata. Desejamos a todos os que estão a celebrar os seus próprios aniversários um dia especial também.”, escreveram os duques de Edimburgo na legenda da foto.
Ao contrário dos restantes filhos de Isabel II, o casamento de Sophie e Eduardo a 19 de junho de 1999, na Capela de S. Jorge, no Castelo de Windsor, não teve a mesma opulência de outras cerimónias e foi marcado por maior simplicidade. Desta união nasceram dois filhos, lady Louise, de 20 anos, e James, de 16 anos, que têm tido um postura muito discreta no seio da família. A mesma postura que os pais, os antigos condes de Wessex sempre mantiveram.
Mas com a chegada de Carlos III ao trono e com o novo título, que expressou uma vontade de Isabel II, e o abandono do príncipe Harry e de Meghan Markle da família real, os novos duques de Edimburgo ganharam também um novo papel e destaque na agenda oficial. Aliás, durante a convalescença de Kate, a lutar conta um cancro, Sophie teve um papel bastante ativo e acompanhou mesmo o sobrinho, o príncipe William, em algumas ocasiões.
Aliás, como se pôde ver no último sábado, 15 de junho, na cerimónia do Troping the Colour, os duques de Edimurgo estiveram na varanda do Palácio de Buckingham ao lado dos reis Carlos III e Camilla, e dos príncipes de Gales e respetivos filhos: os príncipes George, de 10 anos, Charlotte, de nove, e Louis, de seis.