Não o fez de forma direta nem seria de esperar que o fizesse, uma vez que sempre foi uma pessoa muito reservada n que toca à sua vida privada apesar da sua enorme exposição pública. Mas numa entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Charlotte Casiraghi abordou temáticas como a maternidade e o casamento, a liberdade e a sua paixão pela literatura.Charlotte Casiraghi fala do fim do seu casamento com Dimitri Rassam
Aliás, foi esta a razão da entrevista. É que, enquanto embaixadora da Chanel, Charlotte Casiraghi, de 38 anos, organiza vários encontros literários e durante esta entrevista a aristocrata monegasca revelou como a leitura de obras femininas foi importante para se a libertar de determinadas amarras e como a “ajudou a não viver de acordo com expectativas e julgamentos. Para mim, é importante libertar-me de certas convenções”, admite.
Charlotte revela ainda como procura lidar com a pressão de ser uma Grimaldi: “Tento sempre desligar-me desse estatuto real”. No entanto, participa o mais ativamente na vida da família real, sobretudo agora que está a viver no Mónaco. E sobretudo, se isso for “importante para a minha família”. Mas não esconde que “cria pressão, as pessoas julgam-nos e esperam muito de nós quando temos um estatuto oficial. Prefiro ser livre.”, assume.
A neta de Grace Kelly, de quem herdou a beleza e elegância, reforça ainda que não entende porque é que sua vida privada e as suas relações interessam ao público: “Muitas vezes somos aprisionados por uma visão do que é uma família, especialmente quando as pessoas estão constantemente a julgar a nossa vida e as nossas decisões”, defende.
Recorde-se que, no início deste ano, depois de ter sido fotografada em Paris em clima de enorme cumplicidade ao lado do escritor francês Nicolas Mathieu, a filha de Carolina do Mónaco confirmava desta forma o que há muito se especulava: o fim do casamento de quatro anos (mais três de namoro) com o realizador Dimitrim Rassam, pai do seu filho mais novo, Balthazar, de cinco anos. Charlotte é ainda mãe de Raphaël, de 10, fruto da sua relação com o ator marroquino Gad Elmaleh.
Mãe presente, admite sem reservas as maiores dificuldades da maternidade e como ela pesa mais sobre as mulheres: “Penso que é um desafio para as mulheres terem filhos… Qualquer mãe que trabalhe sente-se assediada e dividida e os homens não sentem isso da mesma forma. É desigual porque estamos constantemente a pensar no que se passa em casa e os homens não, pois não? Antes de ter filhos, não nos apercebemos de que vamos ter de lutar pelo nosso próprio espaço e criatividade”, confessou.