A história e a calma do campo alentejano arrebatam qualquer um à chegada ao Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, localizado a poucos minutos da cidade de Évora. Com seis séculos de história, este antigo convento foi convertido num hotel de cinco estrelas há 16 anos e soube preservar bem o seu legado (deixado pelos monges de São Jerónimo, que o habitaram até 1846), conjugando-o habilmente com o design contemporâneo.
Os 92 quartos, dez dos quais suítes, estão espalhados por duas alas distintas, mas ligadas entre si – de um lado, o mosteiro, a igreja (erguida entre 1458 a 1566), o bar (antigo dormitório), dois restaurantes (o Olive, na antiga cozinha, e o Divinus, na adega), o claustro manuelino, a garrafeira (ex-cisterna), a biblioteca e a sala de estar (refeitório), e do outro lado, a ala mais recente, que inclui o Spa, ginásio, parque infantil, courts de ténis e de padel, a piscina exterior e respetivo bar.
Dicas úteis:
Évora é sempre uma boa opção para passear! Património da Humanidade da Unesco, a cidade alentejana é um livro de história de arte portuguesa e merece ser visitada com tempo, perdendo-se pelas ruas estreitas a pé e apreciando as casas brancas e os monumentos históricos. A Praça do Giraldo, a Sé, a Capela dos Ossos, o Templo de Diana, o Palácio Cadaval, a Fundação Eugénio de Almeida ou o Cromeleque dos Almendres são algumas das sugestões.
Onde comer:
Dom Joaquim, Taberna Típica Quarta-feira e Enoteca Cartuxa. Se vier pela estrada nacional e passar por Lavre, o Maçã, com comida típica alentejana, é imperdível. Em Arraiolos, petisque n’O Alpendre.