Situado no topo de uma colina em Mora, o Lilases Boutique House & Garden convida ao descanso sob o lema que caracteriza a vila alentejana, “Em Mora, demore-se”, sem esquecer as tradições, os costumes, a história e a simplicidade das pequenas coisas do dia a dia. Em tons neutros, mas com algumas pinceladas de lilás, este hotel de charme, reconstruído a partir de uma casa senhorial do século XIX, possui 16 quartos de várias tipologias (suítes e mansardas com varanda, com vista para o amendoal), aliando o conforto à serenidade da planície alentejana.
Além da piscina, de dimensões generosas, e do restaurante (mediante marcação), que inclui vários clássicos da cozinha regional, entre eles gaspacho, empadas caseiras de caça ou tábuas mistas com enchidos e queijos, o alojamento disponibiliza várias atividades, como ioga e meditação, workshops de olaria e cozinha, sessões de garimpo ou observação de aves e de estrelas.
Dicas úteis:
A vila alentejana de Mora é atravessada pela Estrada Nacional 2 o que, por si só, é motivo de atração para turistas nacionais e estrangeiros. Pode adquirir o Passaporte EN2 e o Guia de bolso da EN2 e carimbar alguns desses marcos importantes, como o Fluviário ou o Museu Interativo do Megalitismo.
Se preferir um plano que envolva Natureza, passeie até à albufeira da barragem de Montargil e aprecie a paisagem, repleta do azul da água e o verde dos campos alentejanos.
Onde comer:
O Afonso, em pleno centro de Mora, é paragem obrigatória para quem quer saborear a cozinha alentejana. Com uma decoração que enaltece a região onde está inserido, com madeira e arcos em tijolo, este espaço aberto há mais de cinco décadas divide-se entre o restaurante propriamente dito e o café, onde também pode petiscar. A Sopa de Cação, tão típica nesta zona do Alentejo, e as migas tradicionais são de comer e chorar por mais.