No coração de uma das avenidas mais nobres da capital portuguesa, o Heritage Avenida Liberdade Hotel é um bom exemplo de como um boutique hotel charmoso e com história na Baixa lisboeta pode ser uma excelente opção para todo o tipo de hóspedes. Cuidadosamente reabilitado em 2023 a partir de um edifício do século XVIII, o espaço tem design de interiores de Miguel Câncio Martins, que deu prioridade à traça original bem portuguesa na arquitetura e decoração, caso da fachada setecentista e gradeamentos das varandas.
Basta entrar no átrio do hotel, no qual existe um móvel-balcão em madeira e vidro da Ervanária Hermética, loja que existia no rés do chão do edifício, e que agora funciona como a receção dos hóspedes, para perceber a dicotomia entre o antigo e o moderno, em perfeita harmonia, e que é também beliscado pela irreverência das plantas exóticas, dos detalhes metalizados e do veludo ali existentes e que se estendem à zona onde é servido o pequeno-almoço, que tem um pequeno bar com sala de estar, e na mezzanine, onde há uma biblioteca.
Se subirmos para os quartos – são 42 no total, com uma suíte no piso superior -, a herança portuguesa continua a ser celebrada com os versos de Fernando Pessoa ou António Gedeão nas paredes, escadas ou portas dos elevadores. Já dentro dos quartos, a renovação foi mais subtil, mas mantém-se o chão de madeira tipicamente português, os azulejos pombalinos azuis e brancos e a decoração em tons quentes.
No piso inferior, destaque para a piscina aquecida com jatos de água. Se preferir exercitar o corpo, use as boias disponíveis na zona da piscina ou passe pelo mini-ginásio de uso exclusivo aos hóspedes. No final, use as espreguiçadeiras para relaxar.
Dicas úteis:
A proximidade do hotel, paredes meias com o Largo da Anunciada, é uma mais-valia para explorar a zona da Baixa lisboeta, como o Rossio, a Rua Augusta, o Terreiro do Paço ou Chiado. Não se esqueça de parar no Eduardino, na Rua das Portas de Santo Antão, para beber uma ginjinha, ou para desfrutar de um espetáculo no Coliseu dos Recreios ou mesmo de um teatro de revista no Politeama.
Onde comer:
O Pinóquio, prestigiado restaurante situado na Praça dos Restauradores, é um ex-líbris da cidade para quem quer desfrutar de uma boa mariscada e peixe fresco, seja grelhado ou num bom arroz de tacho.
Para uma deliciosa refeição portuguesa sem mordomias, vá ao Mondego, na Travessa do Forno.