Este apartamento, de tipologia T3, com uma área de 170m, no coração de Guimarães, é a habitação permanente de um casal, com filhos já independentes. O projeto de decoração dos interiores foi entregue a Francisco Neves, da 5 Janelas, que desenhou mobiliário exclusivo, integrando, no entanto, algumas peças e obras de arte dos proprietários.
A sala comum conta com zonas de estar, refeições e jogo/lazer, “esta última uma exigência do morador”, revela o profissional. Nas áreas íntimas, encontram-se três quartos, “dois dos quais para receber os filhos do casal”.
A sensação de harmonia e ordem visual é comum a todos os ambientes, sendo o resultado da correta distribuição dos móveis e do jogo de simetria, linhas retas e desenho contemporâneo com peças clássicas, um contraste que suaviza a atmosfera formal, além de a atualizar.
Na sala comum, note-se que o sofá, com padrão geométrico, em tecido da Kravet, está centralizado em relação ao volume branco suspenso, desenhado por Francisco Neves, para receber tanto a lareira como a TV. Nas laterais, sofás, com tecido liso, da Gastón y Daniela, junto a candeeiros de pé, da Serge Mouille, brincam com a simetria, assim como as duas mesas orientais, em laca preta, e os apliques duplos, em inox polido, que ladeiam a janela.
A aposta num tapete de generosas dimensões, 3,80x8m, em seda, no tom castanho-chocolate, a ocupar as zonas de estar e jantar, revelou-se certeira, tal como a mesa de centro, da 5 Janelas, que ajuda a reforçar a sofisticação do clássico devido à sua superfície espelhada. Neutra, cria a sensação de profundidade.
Para fugir um pouco à simetria e tornar a base clássica mais leve, optou-se por brincar com os diferentes volumes das peças e adicionar alguns apontamentos de cor, caso das faianças, no tom verde, das almofadas decorativas, com padrão floral, ou do acrílico sobre tela, com assinatura da artista Engrácia Cardoso.
Ao fundo, à entrada da sala, vê-se a zona de jantar, usada como referência para o alinhamento dos móveis, tanto da área de estar como da de jogo. As cadeiras, estilo Art Déco, inserem a referência tradicional, aqui levemente ‘quebrada’ pelo tecido contemporâneo da Kravet. A mesa de refeições e o aparador, em pau-santo, desenhados pelo decorador, aliam-se ao inusitado candeeiro de suspensão, com iluminação Led, criando uma mistura elegante e sofisticada.
Funcional e aconchegante, a área de jogo, integrada na sala, vai ao encontro dos anseios do proprietário, convidando a momentos de lazer e descontração. Aqui, coube ao decorador traduzir esse sonho, optando por dar um toque de natureza trazendo a fibra natural para a parede, através do papel. A mesa, redonda, em pau-santo, de alto brilho, com desenho de Francisco Neves, e as cadeiras Art Déco, condizem com a estética de todo o ambiente de estar, permitindo ainda uma circulação confortável.
Sobre o piso, em madeira clara, sempre elegante, o tapete, no tom castanho-chocolate, ajuda a reforçar o calor e requinte do ambiente, além de limitar o espaço de jogo.
“A decoração, clássica contemporânea, foi feita a pensar no conforto, estética e funcionalidade do espaço”, conta Francisco Neves. “É um apartamento para ser vivido tanto pelos proprietários como pelos familiares e amigos, traduzindo-se num percurso por toda a casa”, prossegue, assumindo, para tal, entre outras opções, a utilização de materiais nobres, como pau-santo, sedas e tecidos “com texturas encorpadas e suaves”.
Além de dar as boas-vindas a quem entra, o espaçoso hall, com pavimento em mármore Travertino, reflete, desde logo, o estilo da casa e deixa antever o modo de vida e gostos dos moradores, sendo o ponto de distribuição das divisões, entre elas a chamada cozinha paralela, distribuída em corredor, com armários em faia natural, zona para refeições ligeiras, com bancos Charles Ghost, de Philippe Starck, e estore, em linho, da Pierre Frey.
A zona de acesso aos quartos ganhou amplitude graças às frentes do roupeiro revestidas a espelho, solução que dá um toque de sofisticação. Frente aos espelhos, a arca oriental, com base lacada a preto, de alto brilho, acaba por não ‘pesar’ no ambiente. Os dois quartos de hóspedes, reservados aos filhos do casal, não diferem entre si, seguem a mesma linha e tons sóbrios, com cama revestida a camurça, almofada, com padrão floral, da Ralph Lauren, e manta, em pele de cordeiro, da 5 Janelas.
Apaixonado por cinema, o casal dispõe de um recanto para assistir a filmes sem precisar de sair da suíte. Colocada sobre a cómoda, em pau-santo, de alto brilho, desenhada por Francisco Neves, a TV encontra-se, quando não está a ser usada, oculta por um espelho.
Estrategicamente colocadas aos pés da cama, as poltronas vintage, em madeira escura, com estofo em veludo canelado da Manuel Canovas, asseguram o conforto dos cinéfilos.
Neste ambiente de dormir, onde traços modernos e detalhes clássicos se cruzam, é inevitável não destacar a imponência e o lado romântico do espelho, envolto numa moldura em talha dourada, lembrando o barroco, que ocupa parcialmente uma das paredes, atribuindo personalidade e reforçando a mescla de estilos.
“O resultado de todo este projeto é fruto da boa comunicação com os proprietários”, remata Francisco Neves.
Decoração: Ordem visual
Volume branco suspenso, desenhado por Francisco Neves, para receber a lareira e TV. Sofás, com tecido liso, da Gastón y Daniela, junto a candeeiros de pé, da Serge Mouille
Bruno Brabosa
Volume branco suspenso, desenhado por Francisco Neves, para receber a lareira e TV. Sofás, com tecido liso, da Gastón y Daniela, junto a candeeiros de pé, da Serge Mouille
Bruno Brabosa
Em Guimarães, um apartamento de 170m2, feito à medida de um casal que privilegia espaços amplos e a mescla de estilos, linhas contemporâneas e traços clássicos. Projeto de Francisco Neves.