Este closet é a sua divisão preferida da casa? Vamos conhecer o closet de sonho de Carina Caldeira?
É, sem dúvida, uma das mais adoradas. Até porque o meu closet foi mesmo feito à medida, a pensar em mim e nas minhas necessidades. E tem a minha cor preferida. Mas está a competir com o quarto dos bebés, porque o espaço dos meus filhos são divisões muito, muito especiais. Carina Caldeira
O que a levou a renovar o seu espaço de vestir?
Basicamente fui obrigada a renovar o closet, porque tive mais um bebé e a divisão onde ficava o closet antigo tornou-se o quarto dele. Na altura, ainda fiquei “Ai meu deus, o que é que vou fazer?”. Resolvi fazer o espaço de vestir numa sala que não estava a usar. Foi a oportunidade perfeita para fazer um closet perfeito, de raiz e personalizado. closet de Carina CaldeiraCarina Caldeira
Estamos a falar de quantos metros quadrados?
45m2. Normalmente, as pessoas, quando vêm cá a casa, dizem “Isto é enorme!”. As fotografias não mostram como o closet é grande. É mesmo espetacular! closet de Carina CaldeiraCarina Caldeira
Recorreu a profissionais, trabalhou em equipa?
Sim, trabalhei em equipa, com uma empresa de Paços de Ferreira, a Muranti Furniture e a Craft. Foi espetacular porque tivemos a sinergia perfeita. Logo na primeira reunião conseguiram perceber tudo o que eu queria. Quando me mostraram o projeto, não alterei uma única coisa. Foi o match perfeito, não podia ter escolhido parceiros melhores para esta renovação. Está tudo impecável, capa de revista. Carina Caldeira
FOCO NA ORGANIZAÇÃO
Quais foram as suas exigências para a renovação?
Acima de tudo, ser um espaço otimizado na arrumação. Juntamente com a Muranti Furniture e a Craft, assim como com a minha personal organizer, a Márcia, que viu as minhas necessidades e a quantidade de roupa que tinha, gerimos e desenhámos todo o interior do closet, consoante as minhas necessidades. Queria um projeto de qualidade, com materiais que durem uma vida. Daí ter escolhido esta empresa, pois sabia que a qualidade era premium. Fiquei muito satisfeita!
Qual é a solução que mais a surpreendeu?
A arrumação foi pensada ao pormenor com a minha personal organizer. Bateu tudo certo e o resultado surpreendeu-me. Ficou tudo impecável e a minha roupa coube na perfeição. Mas o que mais me surpreendeu foi, sem dúvida, a ilha com os acessórios, tudo super organizado. A ilha é um sonho!
TUDO NO SEU DEVIDO LUGAR
O closet divide-se por vários espaços. Pode falar-nos da importância de cada um deles na organização do seu quotidiano?
Além de ser o meu closet, também acaba por ser um espaço de trabalho. Como influenciadora mostro os meus looks, as peças de vestuário e as botas que desenvolvo em parceria com marcas nacionais. Faço muitos trabalhos dentro do closet. Logo, queria que fosse quase como um estúdio, com vários cenários. O primeiro é o da roupa em si, depois tenho uma ilha enorme cheia de acessórios e o espaço da make-up. Depois há a zona dos sapatos e das carteiras e ainda um pormenor no closet muito giro que é o charriot, com um sofá, para colocar as roupas das gravações, do meu stylist, sem as misturar com o vestuário do dia a dia. Organizámos tudo muito bem, de acordo com as necessidades. A organização é muito importante. Um closet organizado facilita na hora de vestir, trabalhar e permite ter noção da roupa que possuímos, evitando comprar em demasia.
Há um equilíbrio entre áreas de arrumação fechadas, outras abertas…
Foi tudo feito ao pormenor, milimetricamente, a pensar nas minhas necessidades, e isso fez uma diferença enorme. Apesar da Muranti Furniture ter feito um trabalho incrível de decoração e produto, a participação da Márcia ajudou muito. Quisemos ter um espaço com portas de vidro para não ficar tudo igual. Os puxadores também foram pensados ao milímetro. Há LEDs em todo o lado, porque a iluminação é muito importante. Sempre que se abre uma porta está tudo iluminado.
Os sapatos ocupam um lugar especial?
Ocupam. Há uma parede inteira cheia de sapatos, todos organizados por cores, e é incrível. É um espaço ainda mais especial, porque exibe todas as botas que já desenvolvi em parceria com a ESC, da qual me orgulho muito.
PRATICAR O DESAPEGO
Como faz para manter tudo organizado?
Para alguém com uma vida tão preenchida como a minha, com duas crianças tão pequenas, se não tiver tudo organizado, facilmente vira o caos. A arrumação é mesmo importante e tem um impacto enorme na minha vida. Tenho uma regra que me tem ajudado: quando compro alguma coisa nova, outra tem de sair. Prometi a mim mesma que não ia sobrecarregar, não ia ter imensa coisa, até por questões de sustentabilidade. Por isso, agora, esta é regra cá em casa.
A decisão de ter um closet cor-de-rosa, ao estilo Barbie, foi sua?
A ideia partiu de mim, claro! Sabia que queria um closet cor-de-rosa e com brilho. Aliás, queria muita coisa cor-de-rosa por toda a casa, mas o meu marido não deixa. Então, fiz o closet à minha maneira. Eu sou assim, colorida. E o cor-de-rosa é das minhas cores preferidas. Achei que fazia todo o sentido. Resultado: tenho o closet dos meus sonhos.
Quando entra no seu closet sente-se num mundo só seu?
Completamente. Trata-se de um ambiente de trabalho e selfcare. É ali que cuido de mim, me ponho mais bonita, me arranjo. Nos dias de hoje é tão importante, sobretudo para uma pessoa que é mãe de dois filhos, não nos esquecermos de nós! É um luxo e privilégio ter um espaço só meu onde posso entrar no meu mundo glitter encantado.
FOTOS: cedidas