Fotos: António Bernardo
Foi no cenário idílico do Douro que decorreu a 2.ª edição do Douro Film Harvest, um festival de cinema que homenageia a Sétima Arte ao mesmo tempo que promove as paisagens, os sabores e as pessoas desta região. Tendo como convidada de honra Sophia Loren, esta mostra de cinema contou ainda com as presenças de Carlos Saura, que levou para casa o troféu CastaDouro para Melhor Filme com Io, Don Giovanni, e de Gustavo Santaolalla, músico argentino que já foi galardoado com um Óscar pela banda sonora do filme O Segredo de Brokeback Mountain.
Depois de uma semana dedicada ao cinema, foram muitas as pessoas que se reuniram na cerimónia de encerramento do evento, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, não só para verem ao vivo a diva italiana como para aplaudirem a iniciativa. Satisfeito com o sucesso alcançado pelo certame, Ivan Dias, diretor do Douro Film Harvest, fez um balanço desta segunda edição, inevitavelmente marcada pela presença da atriz italiana: " Se o ano passado tivemos um encontro algo mais familiar, este ano demos m passo cosmopolita e trouxemos alguma modernidade ao Douro. Conseguimos, num encontro de vontades, trazer a Sophia Loren. O cinema tem um lugar único e exclusivo aqui no Douro. Festivais de cinema há em muitos sítios no mundo, mas em lugares tão mágicos como este é raro. E penso que essa é a mais-valia deste festival."
Depois da cerimónia de encerramento, alguns dos convidados tiveram direito a um jantar muito exclusivo, que contou com a presença de Sophia Loren, na Quinta do Seixo, em Valença do Douro. Mais tarde, já sem a companhia da diva italiana, mais de duzentos convidados acabaram a noite numa festa única no Vintage House Hotel, no Pinhão.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.